Dia do Índio



A música de Baby do Brasil diz que...

Antigamente todo dia era dia de índio
Mas agora ele só tem o dia 19 de abril...

Na verdade as coisas não são bem assim. Todo dia é dia de pensarmos nos índios. Dia de pensarmos que eles fazem parte da história de nosso país, de pensarmos na rica contribuição agregada a nossa cultura com seus hábitos, costumes e vocabulário e, principalmente, de pensarmos na situação em que eles se encontram nos dias de hoje.

Mas por que o dia 19 de abril é comemorado como dia do índio?

Bem, tudo começou em 1940, ano em que foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
(http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm)

Saiba um pouquinho mais!

Segundo o site http://pt.scribd.com/doc/3965116/HISTORIA-Dia-do-indio, no Brasil temos a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), órgão estatal criado em 1967, pela lei 5.371, para substituir o Serviço de Proteção ao Índio (SPI). Funciona em Brasília, Distrito Federal. Entre seus objetivos está o estabelecimento da política indigenista, administração do patrimônio indígena e proteção das populações indígenas e suas terras.
A FUNAI postula a demarcação das terras para que os índios se auto sustentem e mantenham íntegra sua cultura. A entidade está procurando adequar-se às diretrizes constitucionais para concluir o processo de regularização das terras e atender às necessidades das diferentes tribos.

Sendo assim, comemorar o dia do índio é muito mais do que pintar o rosto e colocar peninhas na cabeça. Comemore respeitando as sua tradições e divulgando a luta por seus direitos. Os índios merecem!