Por quê?



planetanews.com

A intolerância, a violência, o egoísmo, nos afligem e preocupam a todos nos dias de hoje.
Nikolai Popov, no livro Por quê? - Editora Ática -nos deixa ao mesmo tempo admirados e perplexos pela beleza de sua obra.
Tudo começa por um nada: de  todas as flores que brotam no campo, o ratinho vai querer justamente a que é da rã. E ele arranca a flor das mãos da sua dona. A rã chama seus amigos para uma desforra. mas o ratinho não cede: é o ataque, é a guerra.

Indico esse livro porque a leitura é de fácil compreensão (indicada inclusive para crianças na fase da alfabetização), as  ilustrações são lindas e porque todos os anos proponho a leitura para meus alunos e sempre me surpreendo com a aceitação deles.

Geralmente, faço a leitura dramatizada na biblioteca, discutimos em equipe e depois, em sala de aula, promovo um debate entre dois grupos. Simulamos um tribunal e os grupos assumem o papel de advogados de defesa. Cada grupo deve defender o ponto de vista de um dos personagens: o ratinho ou a rã.

Depois, os alunos registram por escrito a sua opinião e o veredito de culpado e inocente. As opinões são expostas no mural para apreciação da turma.

Ao promover o júri, esteja pronto para as mais calorosas, irreverentes e contundentes acusações!
Mega indicação!*****
 
Algumas fotos do registro escrito:








123nonstop.com