Festa junina - pesquisa

Google Imagens

As festas juninas são de origem portuguesa. Em Portugal, três santos católicos são homenageados com festas e feriados municipais: Santo Antônio (Lisboa), São Pedro (Seixal) e São Pedro ( Porto, Braga e Almada). No princípio, as festas eram chamadas de Joaninas, numa referência a São Pedro. E aqui no Brasil, tudo começou durante o período colonial, quando o Brasil foi colonizado e governado por Portugal.


As festas são muito significativas no nordeste brasileiro.Os nordestinos festejam para agradecer a chuva que garantirá a colheita e também reforçar seus pedidos de mais chuvas para o desenvolvimento da agricultura. Além disso, as festas são importantes para o desenvolvimento econômico e turístico da região, que recebe turistas de diversos lugares do Brasil e do mundo para acompanhar e se divertir com os festejos juninos.

Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos de comidas típicas das festas. Isso porque junho é o mês da colheita do milho

Mas o arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce também estão no cardápio.

A fogueira é uma tradição nas festas juninas. É em torno dela que as animadas quadrilhas de dança se apresentam. O casamento caipira merece destaque pela irreverência e os balões, que outrora eram integrantes obrigatórios dos festejos, hoje são proibidos por lei, em função do risco de incêndios que podem provocar.

As formas de comemorar as festas juninas são as mais diversas: caminhadas, cantorias, quermesses, quadrilhas, comidas e bebidas, jogos, gincanas e as simpatias que representam a fé nos santos católicos. Manifestações que representam a rica e diversa cultura do povo brasileiro.