É junho! A simpatia está no ar!

Google Imagens

 É junho! Tempo de geada, de ficar mais juntinho, de tomar sopa, de comer pinhão, de saborear um gostoso quentão, comer (mais) paçoquinha, pipoca, bolo de fubá, pamonha! Que delícia!
Que delícia também relembrar a época das simpatias nas vésperas dos dias 13 e 24, quando fazíamos as simpatias de Santo Antônio e São João para saber com quem, quando e qual a situação financeira de quem iríamos casar. Ah, que divertido! O frio das noites estreladas de junho, as mulheres da casa unidas, avós, mães, filhas, netas...os laços de amor se estreitando e a tradição sendo passada para as novas gerações.
Que friozinho na barriga ao escrever os nomes dos pretendentes nos papeizinhos, dobrando-os e colocando-os embaixo do travesseiro e, na manhã seguinte, pegar o primeiro deles, aquele no qual estaria escrito o nome do futuro marido. Outros papeizinhos na bacia com água deixados no sereno...na manhã seguinte, aquele que estivesse mais aberto, mostrava o nome do futuro noivo. E a aliança emprestada da avó, batendo no copo à meia-noite e a gente, morrendo de medo, torcendo para que fossem poucas as batidinhas, afinal, quem queria casar velha? Muito tenso!
E assim a história se fez. E hoje, é com minhas filhas que eu comemoro e relembro essas datas que fizeram parte da história da minha vida. Ainda existem as noites estreladas de junho. E o friozinho na barriga misturado com a geada também...que bom!



Aqui estão as simpatias que fazíamos. Faça-as em companhia de irmãs, amigas...!
No mínimo você vai se divertir muito.
E vai que dá certo!!


Vela
Á meia noite do dia 12 ou 23 de junho segure na horizontal uma vela branca sobre um prato com água. Espere a cera derreter e pingar 13 vezes. A primeira letra que formar será a inicial do nome do futuro marido.

Agulhas
Coloque duas agulhas em uma bacia d’água. Se elas se juntarem, indicam casamento.

Papeizinhos I
Escreva em papeletes os nomes de vários pretendentes. Enrole os papéis. Depois coloque-os numa vasilha com água e deixe no sereno; o papel que amanhecer desenrolado indicará o nome da noiva ou noivo.

Papeizinhos II
Escreva em papeletes os nomes de vários pretendentes.Dobre os papéis. Depois coloque-os embaixo do travesseiro. Na manhã seguinte, sem falar com ninguém e de olhos fechados, pegue apenas um papelzinho. Ele indicará o nome da noiva ou noivo.

Aliança
Pegue um copo virgem contendo água. Depois amarre a aliança de uma mulher casada enrolada em um fio de seu cabelo. Reze uma Ave Maria. Pergunte  a Santo Antonio ou São João daqui a quantos anos você se casará. Tantas são as pancadas dadas pelo anel nas paredes do copo quanto os anos que você terá de esperar para se casar.


Alho I
Pegue um dente de alho e um pedaço de papel com o nome da pessoa que você gosta ou o seu pedido. Enterre o alho de pé junto com o papel no seu quintal – isso a meia noite em ponto e quanto estiver fazendo pense positivo no seu pedido. No dia seguinte veja se o alho brotou é que seu pedido foi atendido.

Alho II
Pegue três dentes de alho e um pedaço de papel com o nome de três pretendentes. Enterre os alhos de pé junto com os papéis no seu quintal – isso a meia noite em ponto e quanto estiver fazendo pense positivo no seu pedido.

Aquele dente de alho que brotar primeiro é o correspondente ao seu futuro marido.

Alho III
Pegue um dente de alho e enterre-o no seu quintal ou jardim, ou um vaso de flor , à meia-noite do dia 12 ou 23 de junho. Peça a Santo Antonio ou São João que lhe mostre a quantidade de anos que faltam para você se casar.Deixe o alho lá e aguarde. O número de dias que o alho demorar para brotar corresponde ao número de anos para o seu casamento.