Explorando Gráfico



O destaque de hoje vem de uma professora divertida e também muito inteligente. Seu nome é Tássia, a professora do 1o. ano A, e minha colega de trabalho.
Como trabalho com Matemática e amo explorar os gráficos, achei uma delícia a atividade que essa professora  realizou em sala e expôs no seu mural.
Muito articulada, Tássia explicou rapidamente todo o processo. Vejam se não dá vontade de fazer também!!

"A atividade serviu como introdução para o conteúdo da nossa apostila de matemática que trabalha interpretação de gráfico. Primeiro cada aluno desenhou a quantidade de pessoas que existiam em sua família, enquanto isso montei toda a estrutura do gráfico. Após os desenhos concluidos expliquei que iriamos levantar informações sobre a turma e verificar o número de pessoas em cada família e assim explicando de forma concreta a construção e o objetivo de um grafico. Então os alunos são questionados "Quem tem a família com duas pessoas?" os que tiverem, trazem o desenho e colamos na coluna adequada e assim por diante até finalizar o gráfico. Em seguida fazemos a análise do gráfico. E por fim, fazemos o registro do gráfico no caderno mas usando uma cor para cada coluna."

Parabéns Profe Tássia pelo excelente e criativo trabalho!
Dica nota 10!

A seguir as fotos do gráfico e também os desenhos fofos de alguns alunos e suas famílias.



Gráfico demonstrativo do número de pessoas das famílias da turma.

Família de três pessoas.

 
Família de quatro pessoas.


Família de seis pessoas.